Início do meu tratamento

Quando fui dianosticado com doença de Crohn há 7 anos atrás, eu me senti aliviado por saber que existia tratamento. Comecei a tomar mesalazina, humira e azatioprina e eles me ajudaram. 4 anos depois tomando os mesmos medicamentos eu me perguntava se era possível viver bem e sem depender de remédios imunossupredores. Procurei inúmeros tratamentos naturais, como óleo de cannabis, acunpuntura, auto-hemoterapia, alimentação saudável mas nunca cheguei a pratica-los como os remédios me faziam bem. Até 2019 quando fui fazer meu intercâmbio na Irlanda.

Como fiquei sem remédios

Para minha viagem de 8 meses eu levei um estoque de medicamentos e esperava conseguir os remédios lá de alguma forma. Mas as coisas não sairam como planejado. Meus remédios acabaram, eu não tinha dinheiro pra passar com médico particular e torci pra ficar bem. Tive duas ruins mas deu tudo certo e voltei para o Brasil depois de concluir meu curso no final de 2019.

Eu estava dando entrada no SUS pra pegar meus remédios novamente quando a pandemia da covid 19 começou. Minhas consultas foram suspensas, eu ainda poderia comprar os remédios mas pessoas que tomavam imunossupredores faziam parte do grupo de risco e eu fiquei com medo de voltar a toma-los nesse momento.

Como foi e como me senti

Mas eu estava bem em relação a doença, sem muitos sintomas, tirando a fistula anal que sempre tive e alguns desconfortos que me incomodavam de vez em quando. Foi quando passei com uma nutricionista que montou uma alimentação pra mim que me ajudou muito. Meu médico sabia que eu estava sem remédios e decidiu me manter assim. Creio que consegui manter a doença controlada durante a maior parte desse tempo cuidando da alimentação.

Porém teve um periodo de 2 meses que eu voltei a ter os sintomas e fiquei muito mal em crise. Só cuidando da alimentação não estava fazendo efeito. Consegui uma consulta com meu médico que pediu uma colonoscopia e o exame deu que estava com uma inflamação aguda.

Mas ainda levou meses pra eu conseguir um retorno com meu médico, os sintomas passaram e um novo exame calprotectina deu que minha inflamação havia diminuido e eu segui relativamente bem assim por 3 anos, até hoje.

Meus novos remédios

Meu médico achou melhor não me deixar à mercê da sorte pra continuar bem e me receitou voltar com dois remédios, a azatioprina e o remicade, que eu nunca havia tomado. O plano dele é me deixar só com o remicade daqui há alguns meses e eu estou gostando desse remédio, que é um soro e eu vou toma-lo só há cada 2 meses. Não tive muitos efeitos colaterais, tirando uma indisposição nas dois primeiros dias depois da aplicação.

Eu estou feliz e aliviado por estar voltando a tomar medicamento. Aprendi que é possível viver bem com a doença inflamatória intestinal e sem remédios, dependendo de outros fatores como alimentação e emocional, e sempre seguindo as recomendações do seu médico.