A doença inflamatória intestinal tem seus momentos de crise e remissão, que são causados ou mantidos por diversos fatores e durante esses 7 anos que tenho a doença de Crohn, já passei por ambos momentos.

Mais recentemente voltei a ter os sintomas, depois de quase 3 anos bem e sem remédios, e isso tem me afetado muito, como eu quase havia esquecido. Apesar de eu sempre tentar me manter positivo e trazer esperança nas minhas publicações, ainda é muito dificil ter que conviver com a doença.

Meus sintomas

Os sintomas que tenho são perda de sangue, muco e cólica mas me afetam muito além disso. Eu não tenho muita disposição pra sair de casa quando estou assim, e pra mim já é emocionalmente dificil morar sozinho, trabalhar remoto e não ter contato com outras pessoas.

Como afeta a minha vida

Minha familia mora longe, há 1 hora de transporte público, e não é sempre que vou vê-los. Preciso de muita coragem pra sair ao ar livre e ficar sem acesso a um banheiro e fechado num trem, sabendo que a qualquer momento posso precisar ir no banheiro. É uma roleta-russa.

Eu ainda gosto muito de sair pra comer e conversar, e quando saio com alguém, eu deixo claro que tenho uma doença intestinal e posso precisar ir no banheiro diversas vezes. Por conta disso só sinto confortável indo num shopping ou restaurante próximos de casa e muitos amigos entendem minha situação.

Ainda faço um esforço pra continuar saindo, mesmo que não seja fácil e não me sinto seguro fora de casa. E quando estou em público e não acho um banheiro há tempo, a única coisa que eu penso é: tá tudo bem, acontece. É a forma que eu encontrei pra não ficar traumatizado e totalmente envergonhado.

Eu penso que poderia estar viajando pelo mundo ou num relacionamento com alguém, mas no momento não consigo pensar em outra coisa além de me cuidar. Essa semana deixei de ir num aniversário de uma amiga e não tenho feito trabalho voluntário, que é algo que eu sempre gostei de fazer.

Os sintomas por si só já me assustam, apesar de estar acostumado, eu nunca sei quando é o momento de procurar um médico. Torço pra não ter alguma complicação ou intervenção cirurgica. Minhas consultas normalmente são há cada 4 meses e me sinto sozinho durante esse periodo. E durante as crises, é cansativo me preocupar o tempo todo em ficar bem.

O que posso fazer

Semana passada eu fiz uma colonoscopia, que apontou que parte do meu intestino está muito inflamado, logo vou pegar os resultados, passar com médico e pegar os remédios novamente.

Enquanto isso o que eu posso fazer é cuidar de mim, aprendi algumas coisas que me ajuda nesses momentos; sobre alimentação, estou evitando leite, café, carne vermelha, fast food. Passei a tomar vitamina D, por não estar saindo de casa e pegando sol. E quando saio eu levo uma peça a mais de roupa e papel higiênico na minha mochila, caso eu precise.

Eu não tenho dúvida de que logo vou ficar bem e poder aproveitar tudo isso que o Crohn, e a pandemia, tem me impedido. Eu não vejo a hora desse momento chegar.