Faz 1 ano da minha viagem para o Peru e eu queria muito conhecer um pais novo da américa do sul, além de descansar do trabalho. Eu sempre achei o Chile muito bonito, tenho amigos e resolvi passar 8 dias lá.

Além disso, foi um momento que eu realmente precisava tirar pra mim, para viver o luto de um relacionamento que acabou recentemente. Também comecei a ler o livro A Gente Mira no Amor e Acerta na Solidão, que chegou no momento certo e tem me ajudado muito.

Roteiro

Minhas férias forem bem corridas, em 8 dias planejei visitar 3 cidades, Valdivia, San Pedro do Atacama e Santiago, marquei 6 passeios no deserto do atacama, tive que pegar 6 voos, combinei de encontrar 2 amigos que moram no Chile e também gostaria de conhecer os lugares históricos do período da ditadura militar.

Minha doença de Crohn

Eu estava bem em relação a doença de Crohn, não tenho tido mais sintomas e meus remédios, azatioprina e Infliximab, tem me feito muito bem, por isso me senti mais seguro para viajar.

Alimentação

Eu sabia que não conseguiria manter a mesma alimentação que tenho aqui no Brasil. Enquanto estava lá eu comi muita comida peruana e algumas comidas típicas chilena, como Completo Italiano, que é um hot dog com abacate, Chacarero, que é um sanduiche com carne e uma pasta com molho de queijo e frango.

Arroz chaufa com camarão Arroz chaufa com camarão
Pasta com queijo e frango Pasta com queijo e frango
Hot dog com abacate Hot dog com abacate

Todas são comidas bem temperadas, algumas com pimenta, o que não faz muito bem pra minha doença de Crohn. Mas não queria deixar de aproveitar e não fiquei mal do estomago, exceto por um fim de tarde em um dos passeios no Atacama, que eu já vou contar.

Conhecendo o Deserto do Atacama

O Deserto do Atacama é um dos lugares mais bonitos que eu já estive. E mais inóspito também. É o lugar mais seco na terra, é bem quente durante o dia e frio a noite. Confesso que eu estava com medo de fazer um passeio por um dia inteiro no deserto. E se eu precisar usar o banheiro? O que eu iria comer? E se precisasse de água?

Mas os passeios são bem organizados e tinham estrutura para receber os turistas. A gente viajava em uma van, tomavamos café na beira da estrada e tinha banheiro na maioria das paradas, o que me deixou mais tranquilo.

Os passeios que fiz foram Geygers, Piedras Rojas, Lagunas Altiplânicas, Valle del Arcoiris, Gargante del Diabo de bicicleta e Valle de la Luna. Esse último fomos até uma montanha ver o por do sol, eu estava com vontade de usar o banheiro e não tinha banheiro no local. No fim deu tudo certo, foi o por do sol mais bonito que já vi, mas fiquei torcendo para acabar logo e voltar pra cidade kkk.

Caso queira ver mais, tem algumas fotos no meu instagram.

Viagem de superação

Quando estava voltando pro Brasil começou a cair a ficha de tudo que eu havia realizado, que até chorei no avião. Quando fui diagnosticado com Crohn eu tinha medo de sair de casa. E hoje em dia, poder visitar um novo pais é um sonho que eu busco alcançar, apesar de ter doença de Crohn.

Deserto do Atacama Deserto do Atacama
Valle de la luna Valle de la luna
Geysers del tatio Geysers del tatio

Essa viagem foi pra mim foi de superação. Superação do medo de estar no deserto e país desconhecido, superação da barreira do idioma e o começo da superação de um fim de relacionamento. E que eu vou guardar com muito carinho tudo o que vivi no Chile.