Conviver com uma doença crônica invisível não é fácil, muita gente que não conhece ou não vê a doença não sabe o tamanho esforço que precisamos pra alcançar nossas objetivos e realizar nossas atividades, seja levantar da cama, sair de casa, pegar o transporte publico ou praticar atividade fisica.

Hoje posso dizer que praticar esportes melhorou minha vida signitivamente, mesmo com a doença de Crohn, eu tento me manter ativo porque é algo que faz bem pro meu corpo, mente e espirito.

Eu procuro me cuidar, não forçar muito quando estou em crise, mas não deixar de fazer minhas coisas, pois ter a doença é uma condição, não uma sentença.

Pra ser sincero eu gostaria de escalar o monte Everest só pra mostrar que pessoas com doenças inflamatória intestinais podem alcançar qualquer coisa, mas como visitar o Himalaia não está nos meus planos, eu sigo fazendo outras atividades que me deixa orgulhoso e gostaria de compartilhar com vocês.

Corrida

Correr sempre foi uma terapia pra mim, quando eu não estava bem ou ansioso durante meu intercâmbio ou a pandemia eu saia pra correr 5km em um parque perto de casa. Confesso que acho cansativo mas gosto da sensação de ter corrido e me sinto muito bem depois. É um esporte bem democrático, vc só precisa de um espaço e um tênis confortável. Eu tento correr uma vez por semana e as vezes participo de competições com meus amigos. Recentemente fomos pro Rio de Janeiro só pra correr o circuito das estações.

Eu correndo

Mountain Bike

Desde criança eu adorava de pedalar mas quando morei em São Paulo eu não me sentia seguro pra pedalar por ser uma cidade muito perigosa, decidi me mudar para Mogi das Cruzes por ser uma ótima região, com várias trilhas, morros, estradas de terra, paisagens e muitos ciclistas. Eu saio pra pedalar 2 vezes na semana e percorro em média 60km, sozinho ou com amigos.

Eu com bicicleta

Beach Tennis

Beach tennis é algo que eu nunca pensei em fazer, é um esporte que tem crescido muito no Brasil e perto de casa abriram algumas quadras, dai eu comecei a ter aula e jogar com meus amigos e acho muito divertido, não é cansativo e fico animado quando saio pra jogar.

Outros Benefícios

Praticar esportes me ajuda a dormir melhor, libera a ansiedade e tensão no meu corpo, aumenta minha disposição e auto-estima, me trouxe novas amizades, etc.

É claro que eu tenho medo de precisar usar o banheiro durante o exercício, mas eu converso abertamente sobre a doença com meus amigos, que me entendem, me incentivam e fazem eu me sentir mais seguro.

Conclusão

Apesar de participar de algumas competições, meu objetivo nunca foi chegar em primeiro lugar mas sim cruzar a linha de chegada. Eu sinto um misto de gratidão, orgulho e felicidade que finalizo uma atividade, lembro que tenho a doença de Crohn e que pra mim foi mais uma superação. Assim como acredito que qualquer pessoa possa conseguir, com planejamento, persistência e aos poucos.

Eu segurando uma medalha