Final de ano. Época de refletir sobre o que conseguimos até aqui e os próximos planos para o futuro. Esse post não será especificamente sobre doença inflamatória intestinal, mas sim sobre o que conquistei no ano de 2015, apesar de ter Doença de Crohn.

2015 foi um ano muito intenso pra mim. Mudei minha rotina várias vezes e conquistei muitas coisas importantes que havia planejado. Entre elas, a maior foi me formar na faculdade. Sei que todos tem suas dificuldades e obstáculos, comigo não foi diferente, apesar da rotina agitada, trabalho, tive que suportar o diagnóstico da Doença de Crohn no penúltimo semestre. Foram exames, consultas, crises, mas segui em frente e me formei em junho no curso de Gestão em Tecnologia da Informação. Fiquei muito feliz e orgulhoso de ter conseguido, era um objetivo que tinha há muito tempo.

A segunda coisa mais importante foi conseguir o trabalho que queria. Em Julho, já formado, pedi demissão do trabalho, sem pensar duas vezes, com a crise no Brasil começando, pra procurar um emprego melhor e fazer o que gosto, como desenvolvedor web. Procurei incessantemente por um mês até conseguir uma única resposta de uma agência de publicidade, onde me dediquei ao máximo e vou continuar em 2016. Fico aliviado e feliz. Constatei que a melhor forma de ser promovido no trabalho, muitas vezes, é pedindo demissão.

Uma outra coisa que adoro fazer é viajar, conhecer lugares e pessoas novas, seja mesmo lendo livros ou reservando uma hospedagem no Airbnb. Esse ano pude visitar minha família em Porto Alegre e conhecer o Rio de Janeiro, duas vezes cada lugar. É incrível como mudamos depois de novas experiências. Os incómodos da Doença de Crohn pode atrapalhar esses planos mas não devemos deixar de viver, por nenhum motivo.

Já fiz minha lista de objetivos para 2016 mas independente de qualquer status ou condição social, o maior bem que uma pessoa pode ganhar é evoluir como ser humano, respeitar o universo, aprender e ensinar com o próximo. Comecei o projeto Diário de um Crohnista e agradeço imensamente cada pessoa que compartilhou, curtiu, comentou ou apenas dedicou seu tempo pra ler o que escrevi. E pra 2016 desejo sinceramente tudo de melhor, prosperidade, conhecimento, felicidade e saúde para todos nós.

Att,
Sérgio Junior.